0 Comentários

Compartilhe:

5 dicas de como organizar melhor o financeiro de uma empresa.

Fazer a gestão de uma empresa, é com certeza algo desafiador para qualquer empreendedor, cuidar de setores como comercial, pessoal, estratégico, compras e financeiro, é algo que demanda tempo e dedicação, e posso falar que não é uma tarefa fácil, e de qualquer forma deixar qualquer um desses pontos de lado pode comprometer o desempenho de seu negócio.

Dentro da empresa, o setor financeiro pode ser considerado um dos mais importantes, pois podemos considerar como o coração da empresa, sempre bombando recursos para dar sustentação aos demais departamentos e para a empresa como um todo.

Portanto cuidar da saúde financeira de seu negócio é algo primordial para o desempenho e crescimento de seu negócio.

Aqui neste texto vamos passar 5 dicas básicas para uma melhor organização de seu financeiro.

1 - MANTENHA HÁBITOS E ROTINAS

A Pratica de tarefas do setor financeiro, vão muito além de emissão de NF, Boletos e pagamento de contas, neste departamento precisamos gerar informações úteis para que o empresário tenha conhecimento em tempo hábil de que rumo seu negócio esta indo, portanto se faz necessário diariamente que muitas conciliações estagiam sendo feitas de forma segura, as conciliações mais importantes são as bancárias, de recebimentos e pagamentos assim como as de vendas com cartões (para quem vende com cartão), com essas funções sendo feitas de forma diária, já podemos extrair algumas informações importante, do dia a dia, tais como Fluxo de caixa realizado, que nos diz se a empresa esta gerando ou não caixa, inadimplência, e controles de pagamentos.
Quando se estrutura uma forma de controle de pagamentos e recebimentos de forma projetada, com lançamentos de vencimentos futuros, neste caso já temos condições de obter outras analises, como por exemplo o fluxo de caixa projetado, e com ele alimentado, teremos condições de trabalhar com prevenções, visualizado se vai gerar falta de caixa em um futuro breve, e com isso se tomar devidas atitudes para corrigir este fato.
Portanto veja que um financeiro bem organizado e com hábitos diários pode trazer segurança para seus gestores.

2 - SEPARE CONTAS PESSOAIS DE CONTAS DA EMPRESA

Aqui é um ponto que consideramos primordial para uma boa gestão, sabemos e conhecemos a realidade de muitas empresas, e por incrível que parece este fato é muito comum dentro de pequenas e médias empresas, por mais que ele parece pra muito uma coisa irrelevante dentro de uma organização financeira, este ponto pode distorcer muito as informações que o setor pode gerar para a tomada de decisão.
Este ponto não é nenhum bicho de sete cabeças, primeiro ponto para começar a separar essas informações, é definir qual seria o salários do sócio para seu trabalho efetivo dentro da empresa, isso faz com que mensalmente a empresa pague ao sócio pelo seu trabalho e isso ainda ajuda e muito na organização e planejamento da empresa, pois saberemos exatamente qual valor e data que a empresa pagará ao seu sócio.
Ainda é possível determinar outras formas de pagamentos ao sócio, uma delas é a distribuição de lucros, esse é bem bacana pois paga-se ao sócio sobre o resultado realmente gerado pela empresa, o que não vai prejudicar o desempenho do negócios, e permitir que a empresa continue prosperando.

3 - DEFINA METAS E ACOMPANHE SEU DESEMPENHO

Essa dica é muito importante, é uma das principais funções de um gestor, dar a direção para a empresa, ou seja analisar os números e tomar as devidas decisões, só que para isso é necessários ter estes indicadores de forma precisa e em tempo hábil para que se possa tomar as devidas decisões e com isso corrigir o caminho da empresa.
Dentro deste planejamento a definição de objetivos e metas é a parte aonde o gestor define aonde quer chegar, diante disso planeja como irá chegar a este objetivo, e a estrutura de seu financeiro é a base para conseguir chegar a estas metas determinadas.

4 - UTILIZE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR

Em tempos de revolução tecnológica, empresas tem que estar atentas a tudo que esta acontecendo, e ferramentas que ajudem na gestão de seu negócio é parte fundamental para o bom desempenho de seus números.
Boas ferramentas com o que tem de melhor em tecnologia, estão a disposição de todos, portanto pesquise e veja a melhor para seu negócio, algumas funções dentro destas ferramentas podem ajudar muito a poupar tempo na hora das conciliações da empresa, dentre estas funções podemos citar, tecnologia open banking, busca automática de NF-e de compras, automatização no recebimento de boletos, são boas alternativas para ajudar e facilitar o dia a dia de seu setor financeiro.
Temos que observar que nosso tempo custa e portanto contar com ferramentas que minimizam digitação e retrabalho pode fazer a diferença para a tomada de decisão.

5 - TENHA GESTÃO PROFISSIONAL A BAIXO CUSTO

Outra opção bem considerável que hoje esta disponível no mercado seria o BPO Financeiro, terceirização completa de seu departamento financeiro, esta opção também só é possível através de ferramentas de tecnologia que permitem que tanto a empresa contratada possa fazer todas as rotinas financeiras de sua empresa de qualquer lugar como o próprio empresários pode acompanhar seu desempenho na palma de sua mão.
Contratar uma empresa para terceirizar seu financeiro é realmente um excelente opção pois com um custo acessível, o empresários estará contratando um setor financeiro altamente capacitado, com profissionais especializados na área que irão com certeza contribuir para que seu financeiro seja feito e gere indicadores de confiança, e ainda poderá contar com o apoio destes profissionais para a tomada de decisão, desta forma o gestor realmente pode ficar ficado em atingir seus objetivos, e se dedicar 100% para geração de lucro de seu negócio.
Outro detalhe de uma boa terceirização é que estas empresas já dispõe de plataformas tecnológicas para aplicar em seu negócio, como todas estas premissas que permitem facilitar a validação das informações.

Portanto tenha seu financeiro bem estruturado e organizado, contrate quem pode realmente contribuir com seu negócio, aproveite as novas tendencias de mercado, hoje o pequeno é médio empresário não precisa mais remar sozinho na busca do sucesso de seu negócio, pode contar com apoio concreto para trilhar o seu caminho de conquistas.

Roney Brugnerotto
Empresario, Contador, diretor executivo na Brugnerotto gestao, contabilidade e franquia

0 Comentários

Blog

Últimas do Blog


Precisa conversar com a
nossa equipe?

Deixe seus dados que entraremos em contato

Solicitar atendimento
WhatsApp