0 Comentários

Compartilhe:

Capital Social, o que é, e qual sua importância.

     Para iniciar as atividades toda e qualquer negócio precisa de subsídio de seus sócios e/ou acionistas, isso significa que são necessários ativos (bens e direitos) para a operação ocorrer como o planejado. Essa provisão de aporte (Á integralizar) ou efetivação (Integralizado) chama-se capital social, e entende-se que é o ponta pé inicial para a empresa começar e manter as atividades até a obtenção de lucro. A forma desse aporte deve-se obrigatoriamente constar no contrato social de forma detalhada, informando claramente como será a efetivada, podendo ser em valor financeiro, estoque, bens imobilizados ou know-how dos sócios.

     Para definir o valor inicial do capital social é necessário efetuar um mapeamento de quanto e o que será necessário para formalização do negócio, podendo ser alterado a qualquer tempo posteriormente.

     O capital social indiferente da natureza jurídica da sociedade não tem limite mínimo e máximo e deve obrigatoriamente possuir comprovação de que se origina dos sócios, podendo ser validado através de comprovantes de transferência para empresa no caso de aporte financeiro, ou notas fiscais e recibos registrados no CPF (Cadastro Pessoa física) dos sócios no caso de estoque e/ou bens, tudo a fim de garantir a segurança jurídica e contábil a sociedade.

     Como informado anteriormente o capital social pode ser alterado a qualquer tempo após o início da operação da empresa, através de novos aportes podendo ser feito em 5 maneiras, sendo elas:

  1.  Financeira: Valor financeiro
  2.  Bens: Imóveis, Moveis, Máquinas e Equipamentos etc.
  3.  Estoque: Mercadoria para revenda ou industrialização
  4.  Lucros Acumulados: Lucro comprovado através de apuração contábil
  5.  AFAC (Adiantamento para futuro aumento de capital): valor financeiro antes da formalização da alteração contratual.

     Além de aumentado, o capital social pode também ser diminuído, através de juntada de documentação provando o motivo da diminuição e protocolo de alteração contratual, o que é incomum ocorrer e depende da rigorosa aprovação da junta comercial do estado onde está localizado a e empresa.

     A cima entendemos as premissas do capital social e compreendemos a importância e necessidade de efetivar os trâmites corretamente na formalização da sociedade, visando a parte contábil e legal de forma segura tanto para as empresas quanto para seus sócios e acionistas. Se pretende montar uma sociedade e não sabe como calcular e efetuar na pratica o capital, fale com um de nossos contadores consultores e abra sua empresa com segurança, transparência e satisfação.

 

Postado em: 24/09/2021

Ultima alteração: 24/09/2021

0 Comentários

Blog

Últimas do Blog


Precisa conversar com a
nossa equipe?

Deixe seus dados que entraremos em contato

Solicitar atendimento
WhatsApp