0 Comentários

Compartilhe:

Importância de um setor financeiro

O setor financeiro de uma empresa, pode ser considerado o coração da empresa, pois é responsável por dar vida ao seu negócio, bombando ou distribuindo dinheiro para dar totais condições de honrar com seus compromissos assim como gerar lucros e dividendos aos sócios.
Este setor está interligado com todos os outros setores da empresa, tais como, vendas, contabilidade, contas a pagar, marketing, compras, ou seja ele é responsável para garantir a sobrevivência de uma empresa.
Portanto o correto acompanhamento do desempenho financeiro é algo primordial para se ter segurança completa no caminho que seu negócio está tomando.

FUNÇÃO DO FINANCEIRO

Como falamos o financeiro tem ligação com todos os departamentos de uma empresa, porém o que ele realmente faz em cada um deles?

CONTABILIDADE

A contabilidade de uma empresa, independentemente de seu porte ou tamanho, é uma feramente importantíssima para qualquer empresário, sabemos que a maioria deles ignora essa importância, porem pela contabilidade podemos extrair informações que mostram o desempenho de seu negócio, e quais medidas seriam as mais importante para se tomar em determinado momento, para isso é muito bom contar com um parceiro de contabilidade que trabalhe com tecnologia, permitindo que consiga obter informações em tempo real, desta forma agregando ao seu negócio.
A a grande parte de informações contábeis é formada por informações do financeiro, portanto é fundamental ter os controles financeiros bem feitos, é fundamental para termos segurança nos números contábeis , incluindo o lucro ou prejuízo.

TESOURARIA

Bom aqui é aonde tudo acontece, toda a gestão financeira da uma empresa, pagamento de contas, emissão de NF, conciliações tanto de banco como de vendas em cartão, controle de recebimentos, análise de fluxo de caixa, estas são algumas das principais funções básicas deste setor.

FLUXO DE CAIXA

Este ponto merece uma observação especial, esta ferramenta demonstra todas as entradas de dinheiro, e suas origens, assim como todas as saídas e seu destino, tanto de que ja aconteceu, como principalmente do que está por vir, sendo assim o controle bem feito de seu fluxo de caixa, pode prevenir situações inesperadas futuras.

GESTÃO DE IMPOSTOS

Os controles financeiros bem sólidos, ajudam a empresa a optar em regime de tributação pelo regime de caixa, o que ajuda empresas que tem inadimplência elevada a pagar somente sobre o que recebe.

RELATÓRIOS

Com um setor bem estruturado, é possível extrair relatórios importante para a tomada de decisão, posso citar alguns que são imprescindíveis para o empresário:

  • Relatório de Fluxo de Caixa, realizado e projetado.
  • DRE Demonstração de Resultados,
  • Análise de Pagamentos
  • Análise de Recebimentos

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

O Orçamento é uma ferramenta poderosa para o controle do caminho que seu negócio está, comparando com o planejamento, ela ajuda a ver quais aspectos estão fora do que foi planejada.
Uma elaboração orçamentária bem estruturada, e o acompanhamento deste planejamento permite que os objetivos de uma empresa sejam atingidos de forma estruturada.

ESTRUTURA FINANCEIRA DE UMA EMPRESA DE PEQUENO É MÉDIO PORTE.

A grande maioria das empresas destes portes, trabalham com uma estrutura enxuta, muitas vezes o departamento financeiro está diretamente ligado ao sócio, ou ainda pior, o próprio sócio da empresa faz o financeiro, que neste caso ocupa boa parte de seu tempo que poderia estar sendo utilizado para gerar novos negócios em controles financeiros.
Ainda temos que ressaltar que em ambos os casos ainda precisa ter um certo conhecimento para que esses controles forneçam informações úteis para toma da de decisão.

QUAIS MINHAS OPÇÕES DE EMPRESAS DESTE PORTE PARA TER UM FINANCEIRO BEM ESTRUTURADO.

Bom o empresário para ter um setor financeiro eficiente e com qualidade dispõe de algumas opções.

  • Ser feito por ele próprio.
    Neste caso se ele mesmo quiser fazer e com bons resultados, tem que saber que terá que dispender tempo para essa atividade, não são para conciliar e fazer mais também para estudar e aprender detalhes de informações importante do departamento.
  • Contratar um colaborador
    Desta forma, terá que procurar um colaborador na área para lhe ajudar nestas tarefas, porém tem q analisar o curriculum, pois quando mais qualificado, mais ele poderá contribuir, porém é claro mais caro ele será.
    • Terceirização de Financeiro
      Esta modalidade é relativamente nova no Brasil, chamado BPO Financeiro (Business Process Outsourcing) que nada mais é que passar todas as rotinas deste departamento para uma empresa especializada, com profissionais qualificados, neste caso o custo acaba sendo muito mais atraente e se tem a certeza da qualidade do serviços.

COMO FUNCIONA A TERCEIRIZAÇÃO?

Terceirizando o seu financeiro, você passa tudo desta área para uma equipe que está por trás deste negócio, com custos atraentes, geralmente com implantação de sistemas de alta tecnologia e baixo custo, estas empresas operam com muita qualidade e em tempo hábil para auxiliar os empresários no dia a dia, geralmente as empresas tem planos diversificados que podem se adequar a realidade de cada empresa.

 

Roney Brugnerotto
Empresario, Contador, diretor executivo na Brugnerotto gestao, contabilidade e franquia

 

0 Comentários

Blog

Últimas do Blog


Precisa conversar com a
nossa equipe?

Deixe seus dados que entraremos em contato

Solicitar atendimento
WhatsApp